O equilíbrio entre a vida pessoal e profissional é um dos grandes desafios da liderança moderna.
Num mundo cada vez mais dinâmico e conectado, a linha entre trabalho e vida pessoal pode ser ténue, resultando frequentemente em burnout. Descansar e tirar férias tem um impacto profundo no nosso cérebro, durante estes períodos, os níveis de cortisol diminuem, o que resulta numa sensação geral de bem-estar. Estudos demonstram que pausas adequadas melhoram a memória, a concentração e facilitam a resolução de problemas e a tomada de decisões.
A redução dos sintomas de ansiedade e depressão é significativa quando nos permitimos descansar. A dopamina, é fundamental para a nossa criatividade, mesmo em repouso, o nosso cérebro continua a processar informações e a resolver problemas de forma inconsciente, muitas vezes levando a momentos de bastante criatividade. Relaxar reduz a inibição, e permite que ideias mais livres e originais floresçam.
Uma pesquisa recente revelou que metade dos colaboradores leva os seus portáteis de trabalho nas férias e 41% frequentemente participam em videochamadas. É fundamental que todos nós, líderes e colaboradores, aprendamos a valorizar verdadeiramente os momentos de pausa, não só para o nosso bem-estar, mas também para a nossa produtividade e criatividade.
Equipas que não conseguem desligar completamente têm dificuldades em alcançar um bom desempenho e são mais propensas ao burnout. Colaboradores que conseguem esta desconexão regressam ao trabalho com energia renovada e um propósito, o que aumenta a sua produtividade e motivação.
Os líderes empresariais devem não apenas promover os benefícios das férias, mas também praticá-los. Apesar das responsabilidades adicionais, é fundamental que os líderes sejam um exemplo saudável para a sua equipa. Evitar responder a e-mails não urgentes ou realizar chamadas durante as férias reforça o respeito pelo tempo dos colaboradores e incentiva-os a aproveitarem ao máximo as suas pausas.
Neste período de férias, lanço o desafio da verdadeira desconexão. Aproveitem para recarregar baterias, redescobrir paixões e, acima de tudo, valorizar o vosso tempo fora do trabalho, é fundamental para regressarmos com mais energia e criatividade. Ao cuidarmos de nós mesmos, estamos a investir na sustentabilidade da nossa liderança e no sucesso das nossas organizações.
Por: Alexandra Andrade, Country Manager da Adecco Portugal
In Expresso
📖LEIA TAMBÉM: