O CV Maker é a primeira plataforma web baseada em Inteligência Artificial que permite aos candidatos criar um CVprofissional apenas através da voz, utilizando o seu smartphone. “Com esta inovação disruptiva, a Adecco dá um passo decisivo para democratizar o acesso ao mercado de trabalho, eliminando barreiras e tornando a procura de emprego mais acessível a todos”, afirma à “Vida Económica” Vanda Santos, Delivery & Quality Director da Adecco.
Esta é a primeira plataforma web baseada em Inteligência Artifcial que permite aos candidatos criar um cv profissional apenas através da voz, utilizando o seu smartphone. Com esta inovação disruptiva, a Adecco dá um passo decisivo para democratizar o acesso ao mercado de trabalho, eliminando barreiras e tornando a procura de emprego mais acessível a todos. O funcionamento da ferramenta é simples e intuitivo. Os candidatos começam por introduzir informações básicas, como nome, morada e, opcionalmente, dados sobre carta de condução e depois apenas precisam de falar para o smartphone, e a IA faz o resto. O sistema converte o áudio em texto, organiza as informações de forma estruturada e gera um cv profissional em poucos segundos. Além disso, a plataforma reconhece mais de 50 idiomas e converte automaticamente para português ou inglês, tornando-se essencial para candidatos que procuram oportunidades em mercados internacionais. Contudo, os utilizadores têm ainda a opção de rever e ajustar o documento final, garantindo que refete exatamente as suas competências e experiências. Ferramentas inovadoras como O CV Maker são fundamentais, pois permitem aos candidatos criar currículos visualmente atrativos e bem estruturados, facilitando a comunicação das suas competências e experiências. Esta tecnologia é mais do que uma simples inovação digital – é uma transformação no processo de recrutamento. Pela primeira vez, qualquer pessoa pode criar um cv sem necessidade de computador ou competências técnicas avançadas, garantindo uma experiência inclusiva e acessível. Para as empresas, isso significa receber candidaturas mais claras e organizadas, agilizando a triagem e aumentando a qualidade dos perfis selecionados. Ao adotar essas soluções, as empresas não só otimizam o processo de recrutamento, como também melhoram a experiência dos candidatos, fortalecendo a sua marca empregadora.
Nos últimos anos, a inteligência artificial (IA) tem-se afirmado como um catalisador de mudanças óno mercado de trabalho. Não só está a redefinir funções e tarefas, mas também está a revolucionar a forma como as empresas encontram e selecionam talentos. Na Adecco reconhecemos que esta transformação é uma oportunidade ímpar para melhorar o processo de recrutamento, tanto do ponto de vista da eficiência do recrutador como também da experiência do candidato. Os assistentes de recrutamento virtuais, cada vez mais utilizados na fase inicial do processo, são um dos melhores exemplos em como a IA melhora significativa- mente a rapidez do processo e a adequação entre o perfil do candidato e a vaga de emprego. Por exemplo, a triagem de currículos, um dos processos mais demorados e desafiadores, pode agora ser otimizada através de algoritmos de IA. Estes sistemas analisam currículos em frações de segundo, identificando os candidatos que melhor correspondem às especificações da vaga. Possibilitam também o envio automático de testes de conhecimentos e aptidőes, que complementam a análise das capacidades dos candidatos em aspetos identificados como críticos para uma função (por exemplo o nível de conhecimento de um idioma estrangeiro). Outra tendência na utilização de IA no recrutamento são as entrevistas virtuais, onde a empresa define perguntas-chave, os candidatos gravam as suas respostas (em qualquer lugar e a qualquer momento) e a IA analisa as gravações, comparando-as com os critérios definidos. Além disso, a IA é reconhecida pela sua incomparável capacidade de análise de dados aportando informações relevantes na gestão do processo de seleção. Outro aspeto importante é o impacto positivo destes sistemas na experiência do candidato. Sistemas automatizados podem enviar feedback instantâneo, por exemplo do status de uma candidatura, responder a perguntas e até fornecer recomendações de desenvolvimento de carreira.
Interação humana continua a ser esssencial
Na Adecco acreditamos que o sucesso do recrutamento digital depende da combinação entre tecnologia e fator humano. Para os candidatos, é essencial otimizar os seus currículos destacando competências e experiências relevantes para a vaga pretendida, podendo aproveitar ferramentas como O CV Maker para criar documentos profissionais e visualmente atrativos. Não menos importante é apostar na personalização, criando a sua “marca pessoal”. Já as empresas devem aproveitar a IA para agilizar a triagem de candidaturas, tornando o processo de recrutamento mais rápido e ágil, sem perder o fator humano, o qual deve continuar a ser valorizado na seleção de talentos.
Por: Vanda Santos, Delivery & Quality Director Adecco Portugal
In: VidaEconómica
📖LEIA TAMBÉM: