“Estou em stress” é uma expressão que ouvimos com frequência, principalmente em ambientes de trabalho. Mas será todo o stress algo negativo?
Sem dúvida que a conotação é pejorativa, no entanto, é possível considerar a existência do stress saudável. Tal, consiste numa quantidade moderada de stresse que pode ser benéfica para motivar e melhorar o desempenho.
Stress bem canalizado pode potenciar um estado de maior energia, maior vigilância e concentração. Quando o corpo se depara com o stress, bombeia hormonas como a adrenalina e a dopamina, uma resposta que pode impulsionar o corpo e a mente para um funcionamento melhorado, para nos ajudar a crescer e a satisfazer as exigências que enfrentamos.
Vamos por partes. Passamos imenso tempo a tentar convencer as pessoas do que o stress é uma das maiores causas de burnout nas organizações e agora existe uma versão saudável? Parece paradoxal, mas não é. Pequenas doses de stress podem impulsionar a produtividade e o crescimento pessoal, imaginem por exemplo que vamos ser promovidos, ficamos com o mesmo efeito nervoso, mas sem a tensão da ameaça e desgaste. No entanto, é importante equilibrar isso com uma autogestão e cuidado para evitar efeitos negativos à saúde.
É esta moderação que quero realçar, pois quando conseguimos atingir este nível de stress no trabalho desafiamo-nos e aumentamos a nossa produtividade e crescimento profissional. Somos motivados a prosseguir metas e aprendizagens. Mas atenção, quando os desafios são esmagadores, persistentes e a pessoa não consegue lidar eficazmente com os mesmos, é sinal de alerta. Temos de parar.
As organizações estão cada vez mais atentas à saúde dos seus trabalhadores. Os ambientes não saudáveis nas empresas têm consequências na saúde mental das pessoas e na própria organização, como o aumento de pedidos de baixa, aumento das taxas de absentismo, aumento da rotatividade e tudo isto culmina numa baixa de produtividade e qualidade.
Assim, é preciso delimitar bem as fronteiras do que é o stress negativo, que pode ser debilitante e o stress saudável que em grande parte é construtivo. Cabe a cada um traçar a linha que separa os dois níveis, mas nunca devemos esquecer, principalmente quando falamos de trabalho, que sempre que saímos da nossa zona de conforto ou quando nos dão mais responsabilidade, de forma equilibrada, vamos sentir stress e vamos, naturalmente, ficar nervosos, mas está tudo bem. É positivo e faz parte do crescimento e da mudança.
Por: Alexandra Andrade, Country Manager da Adecco Portugal
In Expresso